Pular para o conteúdo principal

Palestra na 76ª Soea


O Código de Ética Profissional e o exercício ilegal da profissão foram alguns dos assuntos debatidos no Painel Ética 1, durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada em Palmas (TO). A autora do livro Manual de Ética Profissional, a sul-mato-grossense e ex-conselheira do Crea-MS, engª agrônoma Juliana Casadei, foi a primeira expositora da tarde e analisou o Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea. Na opinião da palestrante, os profissionais do Sistema Confea/Crea são intervencionistas. “Pois a atuação desses profissionais é diretamente ligada ao desenvolvimento social e humano”, diz a autora.



Juliana explicou que os três desafios para os profissionais são: a finalidade de sua profissão, a avaliação moral e a conduta ética. “São três pontos essenciais, mas a finalidade é necessária ao profissional para que a profissão escolhida, no contexto atual, deixe de ser um fardo e torne-se prazerosa”, destaca. A autora acrescentou que, diferentemente das fórmulas matemáticas, o Código de Ética não é exato. “É um processo que está em evolução, mas que o Sistema Confea/Crea está à frente de muitas outras profissões que não têm o Código”, afirmou.

FONTE: Trechos de matéria da equipe de comunicação da 76ª SOEA: Reportagem: Erta Souza (Crea-RN); Edição: Fernanda Pimentel (Confea); Revisão: Lidiane Barbosa (Confea); Fotos: Damasceno Fotografia/Confea